COMEMORAÇÃO AO CENTENÁRIO DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE VARGEM GRANDE DO SUL

Na noite de quinta-feira, dia 24, foi realizada na SBB a comemoração do Centenário da Emancipação Política do Município de Vargem Grande do Sul.

Durante o evento foram  homenageados  o Sr.Belarmino Rodrigues Peres, primeiro prefeito; Joaquim Octávio de Andrade, primeiro presidente da Câmara Municipal; João Pinto Fontão, intendente e Dr. Cândido Libânio, que em 1º de dezembro de 1921 representados pelo Deputado Teófilo Ribeiro de Andrade, que dirigiu a sessão, sagraram-se vitoriosos na Assembleia Legislativa, quando pelo Decreto nº 1814/1921, conquistaram a Independência Politica do Município de Vargem Grande do Sul.

O inicio da cerimonia foi realizada com a entrada das autoridades: prefeito, Amarildo Duzi Moraes e sua esposa Maria Ap. Teijada de Moraes; vice-prefeito, Celso Luís Ribeiro e sua esposa Micaela Garcia Ribeiro; o presidente da Câmara, Paulo César da Costa e sua irmã Alzira dos Santos Marini; a vice-presidente da Câmara, Danuta F. F. Rosseto; deputado Estadual Rafa Zimbaldi; presidente da OAB, Márcio Aliende Rodrigues; diretora de Cultura e Turismo, Márcia Ribeiro Iared; assessor da Câmara, Valter Luís de Melo. Também foi convidado para mesa de autoridades o ex-deputado Estadual Simão Pedro e o ex-prefeito de São João da Boa Vista Vanderley Borges de Carvalho.

Estiveram presentes os vereadores Carlos Eduardo Scacabarozi; Antônio Sérgio da Silva; Célio Santa Maria; Fernando Donizete Ribeiro; Glaúcio Santa Maria Gusman; Guilherme Contini Nicolau; Hélio Magalhães Pereira e Maicon do Carmo Canato.

Também estavam presentes demais autoridades do município, alguns ex-presidentes da Câmara Municipal, familiares dos homenageados e convidados.

Em seguida o mestre de cerimonias Celso Bruno convidou a todos os presentes para ficarem em pé, e ouvirem o Hino Nacional Brasileiro interpretado pela Alessandra Araújo, e após executado o Hino de Vargem Grande do Sul.

A diretora de Cultura e Turismo Márcia Iared contou sobre a luta e vitória da Emancipação Política de nossa cidade, ato continuo a palavra foi passada para as autoridades que agradeceram a presença de todos e discorreram sobre a importância do ato de emancipação política do nosso município e também sobre a importância de manter viva a nossa história.

A palavra também foi dada a Sra. Fabiana Peres Pimentel que falou em nome das famílias homenageadas.

Em homenagem a todos descendentes portugueses, em especial as famílias do Quinzinho Otávio e Cap. João Pinto Fontão, a cantora Diana Rodrigues interpretou a música Canção do Mar; composição de Frederico de Brito, e interpretada pelas cantoras Amália Rodrigues e Dulce Ponte.

Em homenagem aos descendentes das famílias, as autoridades realizaram a entrega de placas e troféus ao mais velho e o mais novo presente no evento. O presidente da Câmara Paulo também realizou homenagens com entrega de flores.