PREFEITURA VAI ZERAR FILA DE ESPERA PARA EXAME DE TOMOGRAFIA ÓPTICA

A Prefeitura através do Departamento de Saúde contratou 300 exames de Tomografia de Coerência Óptica (OCT) para pacientes do município que aguardavam para realizar esse exame. A demanda que era de cerca de 300 pacientes será zerada nos próximos dias, sendo que mais de 250 pessoas já realizaram o exame.
Esses exames são feitos no CONDERG, mas como o aparelho está em manutenção e sem prazo de voltar a funcionar, foi contratada uma clínica particular para fazer atendimento desses pacientes que aguardavam na fila de espera.

Para fazer o exame o paciente precisa ter o pedido do exame, feito por médico da rede pública, e este pedido deve estar no setor de regulação do Departamento de Saúde.

TOMOGRAFIA ÓPTICA

A tomografia de coerência óptica é um exame fundamental para diagnosticar, acompanhar e direcionar tratamentos oftalmológicos relevantes e de grande prevalência entre a população como a:
Retinopatia Diabética;
Retinopatia Hipertensiva;
Doença Macular Relacionada à Idade (DMRI);
Glaucoma, entre outras.

Sua facilidade em obtenção de imagens, reprodutibilidade e grande eficácia no diagnóstico e seguimento das patologias oculares fazem da tomografia de coerência óptica um dos principais métodos diagnósticos da atualidade.