INSCRIÇÕES DO CURSO GRATUITO DE GARÇOM VÃO ATÉ 30 DE MARÇO

A Prefeitura de Vargem Grande do Sul, por meio dos Departamentos de Ação Social e Desenvolvimento Econômico e do Trabalho com SENAC está oferecendo capacitação gratuita para Formação de Garçons.

O curso tem como objetivo desenvolver o aluno para servir clientes em restaurantes, bares e similares. O único requisito para participar é ter idade igual ou superior a 18 anos e escolaridade com ensino fundamental incompleto (Obrigatoriamente até 5º ano/Antiga 4ºserie completa).

As inscrições seguem abertas até o dia 30 de março e podem ser realizadas pelo QR COD disponível na imagem a baixo, pelo link: https://forms.gle/a4bC2VKkv7KCXu8J9 ou presencialmente no prédio do Poupatempo localizado na Rua Coronel Lúcio, nº925 – Centro.

As aulas serão presenciais, e acontecerão de 08 a 23 de abril, no Polo da UNIVESP em Vargem Grande do Sul, localizada na Rua São Brás, nº200 - Santa Teresinha.

Os alunos que concluíram o curso receberão certificado.

PROGRAMAÇÃO DO CURSO:

Perfil profissional: postura, planejamento de carreira; Ambientes de trabalho do garçom: locais, setores; Tipologia de empreendimento de A&B; Boas práticas nos serviços de alimentação; Segurança ampliada à operação do salão: equipamentos de proteção individual (EPIS), primeiros socorros; Conceito de 5Rs aplicável ao trabalho do garçom: repensar, reduzir, recusar, reutilizar, reciclar; Organização e estrutura do salão; Materiais do restaurante: funções e características (móveis, equipamentos, utensílios e rouparia)

Planejamento para execução de serviço: checklist, documentos de controle de materiais e aquisição, procedimentos de ordem de serviço; Técnicas básicas de cozinha: molhos, métodos de cocção, técnicas de corte de alimentos; Bebidas – Tipos: fermentadas, destiladas, quentes, frias; Características; Processo de produção; Coquetéis – Tipos: categorias e características;
Serviços: modalidades e regras de serviço; Serviços de Bebidas: alcoólicas, não alcoólicas. Compatibilização entre alimentos e bebidas: harmonização e desacordo;Atendimento ao cliente: tipos e perfis de clientes (características, desejos, necessidades); Pedidos: anotação, abertura, fechamento de contas;Formas de pagamento; Vendas de alimentos e bebidas: etapas, técnicas de vendas, ações de fidelização.