Guarda Civil Municipal comemora 25 anos de fundação

Guarda Civil Municipal comemora 25 anos de fundação
Ao longo dos 25 anos a Guarda Civil Municipal desempenhou um papel importante de prestação de serviço para a população de Vargem Grande do Sul. Para comemorar a data histórica, a Prefeitura através do DESETRAN – Departamento de Segurança e Trânsito preparou o curso de capacitação, reciclagem e fiscalização durante duas semanas para o efetivo da GCM e Agentes de Trânsito. Para encerrar o evento, a corporação com seus familiares e demais autoridades participaram da Sessão Solene de Comemoração aos 25 anos da GCM, no Salão de Festas Antigo Boliche, na última sexta-feira, dia 17.

Durante a solenidade, compuseram a mesa: comandante da Guarda Civil Municipal de Tapiratiba, Sérgio Roberto Oliveira; ex-prefeito Celso Luís Ribeiro; diretor do DESETRAN Flávio Dei Agnoli; prefeito Amarildo Duzi Moraes; comandante da Guarda Civil Municipal, Marco Antônio da Silva; representando os vereadores o presidente Wilson Luís Fermoselli Ronqui; sargento comandante do Pelotão de Vargem Grande do Sul, Davi Martins; ex-prefeito, José Carlos Rossi cel. João Roberto do Nascimento; subtenente do Tiro de Guerra, Maurício Manoel da Silva; a ex-primeira dama Iolanda Locatelli representando o ex-prefeito José Locatelli Filho (in memoria). Em seguida o efetivo da Guarda foi chamado para ocupar seus lugares.

O sargento Lauro Plínio Verona, que participou da criação da Guarda Municipal em Vargem Grande do Sul e a comandou durante vários anos anunciou a entrada da bandeira do Brasil, Estado de São Paulo e Vargem Grande do Sul, e as mesmas foram hasteadas pelo diretor do DESETRAN, Flávio Dei Agnoli, subcomandante da GCM Rogério Bocamino e pelo GCM Daniel Alves da Silva.

Dando continuidade à cerimônia, o GCM Paulo Sérgio Alves realizou uma oração de agradecimento; o comandante Marcos, falou sobre a realização dos trabalhos prestados pela Guarda em nome de todos os efetivos, e em seguida o vereador Wilson Luís Fermoselli homenageou toda a Guarda entregando ao comandante da corporação, Marco Antônio da Silva a medalha de mérito fundador “José Garcia Leal”.

O Coronel Nascimento, que foi comandante da GCM disse algumas palavras em homenagem ao trabalho realizado junto à população; ex-prefeito Celso Ribeiro lembrou os serviços prestados aos vargengrandenses. Já o ex-prefeito Rossi, em poucas palavras citou como eram realizados os serviços no início da Guarda Municipal. Finalizando os discursos, o prefeito Amarildo citou a importância dos trabalhos realizados pela GCM junto à população. “Parabenizo a todos pela dedicação e empenho durante esses 25 anos. Mesmo em momentos difíceis nunca mediram esforços para exercer seus trabalhos com ética e cidadania.”

Em seguida os GCM Toneto, Muniz, Mazarini, Roberto e Alves receberam a placa em homenagem por estarem no efetivo da Guarda desde sua fundação, completando assim, 25 anos de corporação, que foram entregues pelos familiares.  Também receberam a placa o diretor do DESETRAN, Flávio Agnoli; ex-diretores, Valdir Antônio Pereira e o Coronel Nascimento, incluindo os ex-prefeitos Rossi e Celso Ribeiro e o atual prefeito Amarildo Duzi Moraes.

Finalizando a solenidade o sargento Lauro Plínio Verona, foi homenageado pela Guarda Municipal através da GCM Luciana Fermoselli, que após leitura de sua vida militar, entregou-lhe a placa de Ordem do Mérito, camiseta autografada pelos efetivos, colete do comando e o primeiro bracelete da Guarda Municipal – Polo.

Emocionado, o sargento Plínio pediu a palavra e agradeceu a todos pela homenagem prestada, sentindo-se honrado por aquela homenagem e por ter tido o privilégio de poder servir a população vargengrandense.

 

Plínio

Por muitos anos ficou à frente da Guarda Municipal, deixando sua marca para a formação da Guarda, prestando relevantes serviços aos vargengrandense. Sua vida profissional começou na Força Aérea Brasileira, em Pirassununga, ingressou na Polícia Militar do Estado de São Paulo onde trabalhou em Ribeirão Preto. No ano de 1975, mudou-se para Vargem Grande do Sul, para comandar o pelotão da PM. Plínio juntamente com o prefeito da época, José Carlos Rossi, criaram a Guarda Municipal. Durante o período em que esteve comandando a PM. Passou para a reserva após mais de 30 anos de serviço e do posto de 3° Sargento foi promovido a Sub-Tenente.

 

[Best_Wordpress_Gallery id=”84? gal_title=”Guarda Civil Municipal comemora 25 anos de fundação”]