Cartas de Serviços aos Usuários

A Carta de Serviços ao Usuário está prevista no art. 7º da Lei nº 13.460/2017, sendo um direito do cidadão:

Art. 7º Os órgãos e entidades abrangidos por esta Lei divulgarão Carta de Serviços ao Usuário. § 1º A Carta de Serviços ao Usuário tem por objetivo informar o usuário sobre os serviços prestados pelo órgão ou entidade, as formas de acesso a esses serviços e seus compromissos e padrões de qualidade de atendimento ao público

Com a Carta de Serviços o usuário obtém informações dos diversos serviços oferecidos pelo órgão, requisitos, documentos, formas e informações necessárias para acesso, entre outras.

Abaixo, os usuários dos serviços públicos podem consultar a disponibilidade dos serviços relativos a cada Departamento, bem como os documentos e requisitos de cada um:

 

Descrição dos Serviços Oferecidos

Arquivos com Instruções

Denúncias Ambientais

Solicitação de Autorização para Corte e Poda Arbórea

Solicitação de Mudas Arbóreas

Solicitação de Certidão de Manifesto Ambiental

Serviços Oferecidos

Arquivos com Descrição do Serviço

Biblioteca Municipal “Victor Lima Barreto”

Auditório Casa da Cultura
Visitas à Casa da Cultura
Matrículas para participar do Projeto Guri

Descrição dos Serviços Oferecidos

Arquivos com Instruções e Modelos

Banco do Povo – Programa de Microcrédito

SEBRAE AQUI

PAT – Captação de mão de Obra (Empregador)

PAT – Emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS)

PAT – Intermediação de mão de Obra (IMO)

PAT –  Habilitação ao Seguro-Desemprego (Ordem Judicial)

PAT –  Habilitação ao Seguro-Desemprego (Empregado Doméstico)

PAT – Seguro Trabalhador Formal
PROCON –  Atendimento ao Consumidor

PROCON – Certidão de Objeto e Pé

PROCON – Nota Fiscal Paulista

UNIVESP

Serviços Oferecidos

Arquivos com Descrição do Serviço

Alimentação escolar

Atribuição de aulas
Matrícula em creches municipais
Matrícula em escolas municipais

Seção Técnica Pedagógica

Transferência de alunos

Transporte escolar municipal

Subsídio de transporte para quem reside em Vargem Grande de do Sul e estuda em outra cidade

Descrição dos Serviços Oferecidos

Arquivos com Instruções

Agendamentos dos minicampos, campos de futebol e ginásios poliesportivos

Confecção de carteirinhas e realização de exames médicos para utilização das piscinas públicas
Projetos Sociais em parceria com o Departamento de Esportes e Lazer
Atividades para público adulto feminino
Escolinhas de Esportes
Inscrição dos atletas nas Competições Regionais e Estaduais e em eventos de natureza esportiva

DESCRIÇÃO
Serviço destinado a receber e realizar o protocolo de todos os documentos e petições dirigidos ao Município.

 

QUEM PODE SOLICITAR
Qualquer cidadão.

PERÍODO DE SOLICITAÇÃO
A qualquer tempo.

INFORMAÇÕES, REQUISITOS E DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
• Pessoa Física: Documentos pessoais;
• Pessoa Jurídica: Cartão CNPJ;
• Procuração, acaso seja realizado o pedido em nome de terceiros;
• Os demais documentos variam de acordo com o requerimento ou serviço solicitado (consultar carta de serviço dos demais departamentos).

LOCAL DE ATENDIMENTO
Praça Washington Luís, 643 – Centro

DIAS E HORÁRIOS DE ATENDIMENTO
De segunda à sexta-feira das 8h00 às 12h30 e das 13h30 às 16h30;

PRAZO
Imediato.

MEIOS DE CONTATO
Tel:(19) 3641-9000, ramal:42;
Email: protocolo@vgsul.sp.gov.br

Serviços Oferecidos

Arquivos com Descrições e Modelos de Requerimento dos Serviços

Divisão da Guarda Civil Municipal

Divisão de Trânsito
Indicação de condutor infrator
Defesa de autuação
Interdição de via
 

Sinalização viária

Recurso contra Penalidade de Multa em 1ª Instância (apreciado pela JARI (Junta Administrativa de Recursos de Infrações))
Recurso contra Penalidade de Multa em 2ª Instância (encaminhado ao Conselho Estadual de Trânsito de São Paulo (CETRAN))
Estacionamento em vaga especial – Deficiente Físico ou Dificuldade de Locomoção

Estacionamento em vaga especial – Idoso

Cópia de Auto de Infração de Trânsito

Solicitação de Penalidade de Advertência por Escrito

Solicitação de manutenção e reparos de bueiros em galerias de águas pluviais

Descrição

Os cidadãos que constatarem a necessidade de solicitação de manutenção e reparos de bueiros em galerias de águas pluviais, deverão ligar no Departamento de Serviços Urbanos e Rurais por meio do telefone 19-3641-1878, comparecer pessoalmente no Departamento ou efetuar sua solicitação no sistema online “e-ouve” disponível o link no site institucional desta Municipalidade

Quem pode solicitar

Qualquer cidadão do município

Período de solicitação

A qualquer tempo

Informações, requisitos e documentos necessários

Não há

Local de atendimento

Almoxarifado e Patrimônio “Augustinho Luiz Picolo”, situado na rua Leonardo Nogues Rodrigues, nº 399 – Jardim Fortaleza

Dias e horários de atendimento

De segunda à sexta-feira, das 07:00h às 11:00h e das 12:30h às 16:30h

Prazo

15 dias

Meios de contato

Pelo telefone (19) 3641-1878, e-mail dsur@vgsul.sp.gov.br e site https://eouve.com.br

Departamentos e órgãos envolvidos

Departamento de Serviços Urbanos e Rurais

Descrição dos Serviços Oferecidos Arquivos com Instruções
Reclamações/Revisão de Fatura Instruções para Reclamações/Revisão de Fatura
Parcelamento de Dívida Ativa Instruções para Parcelamento de Dívida Ativa
Requerimento para Ligação de Água e Esgoto, Requerimento de Nova Rede de Esgoto e Truncamento da Rede Instruções para o Requerimento de Ligação e Truncamento
Requerimento para Troca de Hidrômetro, Troca de Registro, Troca de Cano, Mudança de Cavalete, Caminhão Pipa (Água Tratada ou Bruta) e Certidões Instruções para Requerimento de Trocas e Certidões
Vazamento de Água, Rede de Esgoto Entupida, Falta de Água Instruções para Solução de Vazamentos de Água, Rede de Esgoto Entupida e Falta de Água

 

CONTEÚDO

CONTE


Departamento/Divisão

Descrição

DEPARTAMENTO DE OBRAS

O Departamento de Obras é órgão fim da Administração responsável pelo planejamento, controle e execução de obras de infraestrutura urbana, bem como da normatização, controle e fiscalização da ocupação do espaço urbano e rural do Município.

DESCRIÇÃO DOS PRINCIPAIS SERVIÇOS OFERECIDOS A POPULAÇÃO:

Planejar, controlar e executar as obras públicas municipais, em consonância com as diretrizes traçadas pela Administração; planejar e controlar a construção de vias urbanas, incluindo as obras de infraestrutura relativas às mesmas; elaborar estudos, pesquisas e análises para subsidiar o processo de planejamento da ocupação do espaço urbano e rural e atualização do Código de Obras e outras normas e posturas do Município; controlar e analisar os projetos de uso de parcelamento do solo, inclusive de loteamentos, e de construção de obras particulares em geral, de acordo com as diretrizes estabelecidas para o planejamento urbano do Município.

QUEM PODE SOLICITAR

Qualquer pessoa ou profissional habilitado

PERÍODO DE SOLICITAÇÃO

Qualquer momento

INFORMAÇÕES, REQUISITOS E DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

  • Requerimento padrão com a solicitação;

  • RG e CPF do requerimento ou cartão do CNPJ;

 

INFORMAÇÕES, REQUISITOS E DOCUMENTOS NECESSÁRIOS CERTIDÃO DE USO DO SOLO

  • Requerimento padrão com a solicitação e finalidade (ex: licenciamento CETESB);

  • RG e CPF do requerimento ou cartão do CNPJ;

  • Matrícula do imóvel;

  • Documentos da empresa solicitante.

 

INFORMAÇÕES, REQUISITOS E DOCUMENTOS NECESSÁRIOS DIRETRIZES PARCELAMENTO DO SOLO:

  • Requerimento padrão com a solicitação;

  • RG e CPF do requerimento ou cartão do CNPJ;

  • Matrícula do imóvel;

  • Projetos;

  • Memoriais;

Será remetido a análise da Diretoria do Departamento e outras documentações poderão ser solicitadas. Processo também é analisado pelo SAE.

 

LOCAL DE ATENDIMENTO

Departamento de Obras

Praça Washington Luís, 643 - Centro

DIAS E HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

De segunda à sexta feira das 07:30 às 11:30 e das 12:30 às 17:00h para atendimentos em geral;

 

 

 

PRAZO

Até 30 (dias) dias de acordo com disposto no Código de Obras

 

MEIOS DE CONTATO

Tel:(19) 3641-9024 e 3641-9025

Email: grupo.obras@vgsul.sp.gov.br

 

FORMAS DE ACOMPANHAMENTO

Pessoalmente e site (www.vgsul.sp.gov.br, aba serviços, consulta de protocolos)

 

DEPARTAMENTOS E ÓRGÃOS ENVOLVIDOS

Departamento de Obras , Divisão de Fiscalização de Obras, Divisão de Topografia e Cadastro Técnico, Departamento de Serviços Urbanos e Rurais, SAE, Gabinete entre outros.

LEGISLAÇÃO

Lei 1.110/1980 e suas alterações (Código de Obras)

Lei 4.334/2019 (Plano de Mobilidade Urbana e Rural)

Lei 1.952/1995 (Parcelamento do Solo)

 

DIVISÃO DE ANÁLISE E APROVAÇÃO DE PROJETOS

A Divisão de Análise e Aprovação de Projetos tem como objetivo analisar, corrigir e aprovar os projetos de reformas, construções, regularizações, demolições do Município, com vistas ao cumprimento do Código de Obras.

DESCRIÇÃO DOS PRINCIPAIS SERVIÇOS OFERECIDOS A POPULAÇÃO:

A Divisão de Análise e Aprovação de Projetos presta atendimento à população e aos profissionais responsáveis técnicos, no que tange à aprovação de projetos de reforma, construções, regularizações de demolições de imóveis urbanos, analisando se estão de acordo com o Código de Obras, Lei de Mobilidade Urbana e Código de Posturas.

QUEM PODE SOLICITAR

Qualquer pessoa ou profissional habilitado

PERÍODO DE SOLICITAÇÃO

Qualquer momento

INFORMAÇÕES, REQUISITOS E DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

  • Requerimento padrão;

  • RG e CPF do requerimento ou cartão do CNPJ;

  • Taxa de aprovação de projeto com comprovante de pagamento;

  • Cópia da matrícula ou escritura ou compromisso de compra e venda (com firmas reconhecidas) caso o requerente não conste em matrícula;

  • Certidão Negativa de Débitos (dentro da validade);

  • ART ou RRT do responsável técnico;

  • 04 vias do projeto assinadas pelo responsável técnico e pelo requerente (05 vias se for Financiamento);

  • 04 vias do Memorial Descritivo assinados pelo responsável técnico e pelo requerente (05 vias se for Financiamento);

  • 04 vias do Memorial Descritivo de Atividades assinadas pelo responsável técnico e pelo requerente (05 vias se for Financiamento)se for o caso;

  • Poderá ser protocolado apenas 01 via de cada peça técnica (projeto e memorial) para análise e após o aceite enviar as demais para aprovação.

  • Procuração

Os documentos poderão ser preenchidos diretamente no site: www.vgsul.sp.gov.br, aba serviços e Serviços do Departamento de Obras e Engenharia.

LOCAL DE ATENDIMENTO

Departamento de Obras

Praça Washington Luís, 643 - Centro

DIAS E HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

De segunda à sexta feira das 07:30 às 11:30 e das 12:30 às 17:00h para atendimentos em geral;

Às segundas-feiras para dúvidas técnicas de projetos.

 

PRAZO

Até 30 (dias) dias de acordo com disposto no Código de Obras

 

MEIOS DE CONTATO

Tel:(19) 3641-9000 (ramal 9044 Luciana) e 3641-9024

Email: grupo.obras@vgsul.sp.gov.br

 

FORMAS DE ACOMPANHAMENTO

Pessoalmente e site (www.vgsul.sp.gov.br, aba serviços, consulta de protocolos)

 

DEPARTAMENTOS E ÓRGÃOS ENVOLVIDOS

Departamento de Obras, Divisão de Fiscalização de Obras e Divisão de Topografia e Cadastro Técnico

LEGISLAÇÃO

Lei 1.110/1980 e suas alterações (Código de Obras)

Lei 4.334/2019 (Plano de Mobilidade Urbana e Rural)

Lei 1.952/1995 (Parcelamento do Solo)

Decreto 12.342/1978 (Código Sanitário do Estado de São Paulo)

Normas Brasileiras

DIVISÃO DE FISCALIZAÇÃO DE OBRAS

A Divisão de Fiscalização de Obras averígua denúncias de obras sem licença, parcelamentos de solo irregulares, imóveis urbanos sujos e/ou sem muramento e calçamento de passeio, tomando as medidas legais cabíveis em cada caso, além de também assessorar o Departamento de Obras nas vistorias necessárias ao desempenho de suas atribuições.

 

DESCRIÇÃO DOS PRINCIPAIS SERVIÇOS OFERECIDOS A POPULAÇÃO

A Divisão de Fiscalização de Obras recebe denúncias de obras sem licença, parcelamentos de solo irregulares, imóveis urbanos sujos e/ou sem muramento e calçamento de passeio (1), além de também analisar os requerimentos de Certidão de Conclusão da Obra e Carta de Habite-se (2) e manifestar-se sobre os pedidos de Revisão de IPTU (3).

 

QUEM PODE SOLICITAR

1. Qualquer pessoa;

2. Proprietários de imóveis com Alvará de Construção válido no Município;

3. Proprietários de imóveis no Município.

 

PERÍODO DE SOLICITAÇÃO

1. Enquanto houver a irregularidade;

2. Após a conclusão da obra e enquanto seu Alvará de Construção for válido;

3. Após mudança em característica ou caracterização do imóvel, quando incabível regularização.

 

INFORMAÇÕES, REQUISITOS E DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

1. Em denúncias cabíveis na zona urbana, é necessário informar o endereço completo do local. Já em denúncias cabíveis na zona rural, é preciso destacar pontos de referência;

2.

  • Projeto Arquitetônico original aprovado pelo Município, em bom estado e sem rasuras (a ser devolvido ao proprietário);

  • Cópia do Alvará de Construção correspondente ao Projeto Arquitetônico apresentado;

  • Cópia de documento de identificação que inclua RG e CPF ou CNPJ;

  • Cópia da Matrícula do Imóvel no Cartório de Registro de Imóveis em nome do atual proprietário;

  • Requerimento Padrão devidamente preenchido (http://www.vgsul.sp.gov.br/wp-content/uploads/2021/03/requerimento-padrao-obras.pdf);

  • Comprovante do pagamento das taxas aplicáveis.

    3.

  • Requerimento de Protocolo;

  • Cópia de documento de identificação que inclua RG e CPF ou CNPJ;

  • Cópia da Matrícula do Imóvel no Cartório de Registro de Imóveis em nome do atual proprietário;

  • Cópia do carnê ou espelho do IPTU.

     

LOCAL DE ATENDIMENTO

Praça Washington Luís, 643, Centro, Vargem Grande do Sul, SP.

 

DIAS E HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

De segunda à sexta feira das 07:30 às 17:30.

 

PRAZO

Variável.

 

MEIOS DE CONTATO

 

Telefone:(19) 3641-9000 (ramal 9067);

 

Correio Eletrônico: fiscalizacao@vgsul.sp.gov.br.

 

FORMAS DE ACOMPANHAMENTO

 

Pessoalmente e por telefone, correspondência, correio e sítio eletrônicos.

 

DEPARTAMENTOS E ÓRGÃOS ENVOLVIDOS

 

Departamentos de Obras, de Finanças, de Saúde e Medicina Preventiva, de Agricultura e Meio Ambiente, entre outros.

 

LEGISLAÇÃO

 

Leis Federais 6.766/1.979 e 9.784/1.999, Leis Municipais 1.098/1980, 1.110/1980, 2.884/2.009, 3.604/2013, 4.148/2017, 4.154/2017, entre outras.

DIVISÃO DE TOPOGRAFIA E CADASTRO TÉCNICO

 

DESCRIÇÃO DA DIVISÃO DE TOPOGRAFIA E CADASTRO TÉCNICO:

A Divisão de Topografia e Cadastro Técnico por meio de metodologia técnica e recursos de informática, procura manter os registros atualizados os imóveis localizados dentro do perímetro urbano, bem como seus contribuintes, fornecendo a população elementos distintivos sobre os imóveis urbanos, os contribuintes e das vias e logradouros públicos.

DESCRIÇÃO DOS PRINCIPAIS SERVIÇOS OFERECIDOS A POPULAÇÃO:

A Divisão de Topografia e Cadastro Técnico presta atendimento à população, no que tange aos imóveis urbanos, fornecendo informações e certidões referentes ao registro de imóveis, espelho do imóvel, ruas, emplacamentos e alteração de endereço para entrega de correspondência como carnê de IPTU.

QUEM PODE SOLICITAR

Qualquer pessoa por meio de requerimento

PERÍODO DE SOLICITAÇÃO

Qualquer momento

INFORMAÇÕES, REQUISITOS E DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

  • RG e CPF;

  • Requerimento com a solicitação desejada;

  • Documentos referentes à reclamação. Exemplo: matrícula do imóvel, escritura pública de compra e venda, projeto de construção, habite-se e/ou outro documento que achar relevante.

  • Em caso de procurador, apresentar procuração com RG e CPF de ambas as partes.

LOCAL DE ATENDIMENTO

Divisão de Topografia e Cadastro Técnico

Praça Washington Luís, 643 - Centro

DIAS E HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

De segunda à sexta feira das 07:30 às 17:00h;

 

PRAZO

Até 15 (quinze) dias

MEIOS DE CONTATO

Tel:(19) 3641-9026

Email: grupo.cadastro@vgsul.sp.gov.br

FORMAS DE ACOMPANHAMENTO

Pessoalmente, por telefone, e-mail e site (consulta de protocolos)

DEPARTAMENTOS E ÓRGÃOS ENVOLVIDOS

Departamento de Obras e outras unidades da Municipalidade.

LEGISLAÇÃO

Lei 2.884/2009 (Estrutura Administrativa) e 4.148/2017 (Código Tributário) e suas alterações.