Notícias Saúde dengue

Publicado em 21 de novembro de 2013

0

Prefeitura promove mais uma mobilização contra a dengue

dengue1

Prefeito Celso Itaroti participou da campanha junto com as equipes

No sábado, dia 30 de novembro, a Prefeitura Municipal realizará em parceria com o Rotary Club a segunda etapa da campanha Vargem contra a Dengue. Com início às 8h, a mobilização repetirá os mesmos procedimentos da primeira edição, realizada no início de outubro.

Coordenada pelo Departamento de Saúde e a Vigilância em Saúde (VISA), a campanha atuará em setores pré-definidos cobrindo toda a zona urbana. Para isso, a cidade foi totalmente mapeada pela Prefeitura, a qual disponibilizará funcionários e diretores de vários departamentos, além de veículos para transporte e apoio das equipes. Vale destacar ainda o trabalho do Rotary Club, o qual disponibilizará veículos e voluntários para a campanha.

O ponto de partida da campanha será em frente ao antigo Hotel Municipal, na esquina da Praça da Matriz com rua Santana. Neste local, a organização distribuirá as equipes de trabalhos por setores. Durante as visitas nos bairros, as equipes coletarão objetos e materiais que podem acumular água e se tornar criadouros do mosquito Aedes Aegypti, o transmissor da dengue. Já móveis e eletrodomésticos não serão recolhidos. Paralelamente haverá também um trabalho de conscientização dos moradores, os quais receberão panfletos informativos sobre a doença e serão orientados sobre sua prevenção.

Para esta ação comunitária, a Prefeitura Municipal também está convidando os estudantes que queiram participar dentro do programa de trabalho voluntário vinculado ao reembolso do transporte escolar. Para isso, os alunos devem previamente cadastrar-se no setor de Vigilância em Saúde, que fica na rua Antônio Prado, nº 35, junto ao Centro de Saúde “Dr. Gabriel Mesquita”, no bairro Nossa Senhora Aparecida. O cadastro deve ser feito até o dia 26 de novembro, no horário das 8h às 16h.

A campanha

A primeira edição da campanha Vargem contra a Dengue reuniu 351 pessoas, contando a presença de diretores e funcionários de vários departamentos da Prefeitura Municipal – incluindo as equipes de agentes de Saúde e Vigilância Sanitária, Serviços Urbanos e Rurais, Desetran, Obras, Educação, entre outros mais – rotarianos e as senhoras da Casa da Amizade, soldados do Exército Brasileiro e estudantes universitários.

Campanha mobilizou 40 caminhões

Campanha mobilizou 40 caminhões

A ação ainda contou com uma frota de 40 caminhões e duas máquinas pás-carregadeiras para recolher e transportar os materiais descartados pela população. Tamanha quantidade de itens coletados resultou em 20 viagens ao aterro sanitário, sendo parte encaminhada para reciclagem.

O alcance e os recursos utilizados na primeira mobilização repercutiram favoravelmente na conscientização dos moradores sobre os cuidados com a dengue. Na ocasião, o prefeito Celso Itaroti destacou a necessidade de promover de forma contínua novas ações contra dengue, lembrando, ainda, a responsabilidade de toda a população no combate à doença. “É importante que todos nós estejamos envolvidos nesta ação, pois somente unidos venceremos a dengue. Se todas as pessoas se conscientizarem e fizerem seu papel, conseguiremos minimizar os índices da doença em nossa cidade”, destacou Celso Itaroti.


Sobre o Autor



Back to Top ↑
  • Atualizado: 2 ago
    Atualizado: 2 ago
    Atualizado: 26 jul
    Atualizado: 26 jul
  • Últimas da Galeria

    fut5 fut4 fut1 14 13 11 09 06 05