Romaria Sant’Ana
Em 1974 a Padroeira de Vargem Grande do Sul, Senhora Sant’Ana, ganhou comemoração especial, uma “Procissão Montada”, que começou tímida saindo da Praça de Santo Antônio com algumas centenas de cavaleiros que se estenderam por alguns metros. Eram cerca de 600 pessoas, a maioria da própria cidade e algumas das cidades vizinhas: São João da Boa Vista, Casa Branca, São José do Rio Pardo e São Sebastião da Grama.
Abrindo a Romaria, como é tradição até hoje, seguiam o estandarte de Sant’Ana, a bandeira do Município, a do Estado e a do Brasil. O padre Celestino C. Garcia e o Monsenhor Davi, de São João da Boa Vista, davam as bênçãos aos romeiros e acompanhavam a procissão por todo o seu percurso entoando orações e bendizeres aos romeiros da Padroeira.
No ano seguinte, o número de participantes aumentou para mais de mil cavaleiros. Hoje a Romaria é uma das maiores do Brasil e conta com comitivas de todo o País, romeiros da cidade e da região, charretes, carros de boi, tropa de mulas, milhares de cavalos que passam em louvor à Sant´Ana e são prestigiados por um enorme público durante todo o percurso.
A Romaria de Vargem Grande do Sul acontece sempre no domingo próximo ao dia da Padroeira Sant’Ana, 26 de julho.