Paróquia Matriz De Santana - Vargem Grande do Sul

A Praça “Capitão João Pinto Fontão”, criada em volta da Igreja Matriz de Sant’Ana foi projetada para ser o ponto central do município, teve sua inauguração em 29 de junho de 1918.
Com o falecimento do capitão João Pinto Fontão, em 1934, a Câmara Municipal da época prestou uma homenagem decretando luto oficial e alterando o nome de Praça da Matriz para Praça “Capitão João Pinto Fontão”.
A Rádio Municipal, que funcionava no coreto da praça com alto-falante e vitrola, surgiu em 1938. Para a comemoração de seu primeiro ano, foi realizado um festival humorístico, com apresentações musicais de artistas amadores da cidade.
Inicialmente os bancos da praça eram de madeira, alguns dos quais foram reformados pela marcenaria “A Progressiva”, de propriedade de José Luiz Miranda. Em 13 de agosto de 1944, o jornal O Vargengrandense noticiou o início da campanha de doação bancos de granito, com a primeira oferta de Antônio Longuini.
Os cálculos aritméticos para a criação dos canteiros da praça foram feitos pela professora Anézia Andrade Cossi, esposa do ex-prefeito Huber Cossi.
A primeira capela foi construída no ano de fundação da cidade, em 1874.
No centro, havia o coreto, onde a banda se apresentava às quintas-feiras, sábados e domingos, reunindo a todos para apreciar o evento. Nos anos 60 e 70, os casais de namorados ocupavam a parte de baixo da praça, e na parte de cima, as meninas ficavam andando em grupos na rua e os rapazes estacionavam na calçada. Quando havia troca de olhares, o rapaz aproximava-se e caso houvesse consentimento, passavam a caminhar juntos e sentavam nos bancos em volta da fonte luminosa.
Na praça, dois marcos foram colocados em comemoração ao primeiro centenário da cidade, em 1974. Um dos marcos é em homenagem a composição da Câmara Municipal da época, e o outro como forma de eternizar o nome dos fundadores da cidade. Em 1996, foi colocada uma estátua em homenagem ao Padre Donizetti, que atuou em Vargem de 1909 a 1926.