Notícias da Administração

Publicado em 12 de setembro de 2019

0

INICIADA AS OBRAS PARA IMPLANTAÇÃO DO PROJETO CIDADES DIGITAIS

Nesta quinta-feira, dia 12, começou as obras para implantação do Projeto Cidades Digitais em Vargem Grande do Sul, esse projeto é realizado através de parceria entre o Município e os Ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, onde é instalada uma rede digital de comunicação, através de fibra óptica, interligando a maioria dos órgãos de atendimento público.

O objetivo do projeto é a melhoria da qualidade dos serviços e da gestão pública, por meio de pontos públicos de acesso a internet, a criação de ambientes de colaboração e desenvolvimento de conteúdo, capacitação e estímulo ao desenvolvimento local.

 Ao todo o município estará recebendo uma rede de fibra óptica com mais de 22 Km de extensão, passando por toda a zona urbana, que interligará mais de 34 centros de atendimento ao público, entre eles creches, escolas, postos de saúde, áreas de esporte e laser, além de disponibilizar o acesso a Internet gratuito em praças municipais de maior concentração de pessoas.

O Responsável pelo projeto no Município é a Divisão de TI/ Informática da Prefeitura, através dos servidores Júlio César Morales como Gestor do Projeto, Ricardo Lima, Larissa Veloso Sabiá, Willian César da Silva e Leonardo Buciol.

 O investimento nessa parceria será de R$1.525.640,00 e o repasse será  feito diretamente dos Ministérios para a Empresa Contratada. Cabe ao Município dar suporte para que o projeto aconteça e fiscalizar a execução/ implantação junto ao Ministério.

 A instalação da fibra óptica  é totalmente subterrânea e é realizada em alguns trechos de calçada, o método utilizado pela empresa contratada é tido como não destrutivo, ou seja com o menor impacto possível/ buraco no calçamento, realizando apenas um furo para entrada e um furo para saída de cada tubulação, ficando a empresa responsável pelo conserto após a execução dos trabalhos.


Sobre o Autor



Back to Top ↑