Notícias Saúde

Publicado em 12 de agosto de 2019

0

Campanha contra Raiva começa hoje

A Campanha de Vacinação contra Raiva de Cães e Gatos começa nesta segunda-feira, dia 12 e se estenderá até sábado, dia 21 de setembro. Os locais de vacinação serão alterados diariamente, alternando entre zona urbana e rural. Os horários também irão alternar, sendo das 8h às 15h para a zona rural e das 9h às 16h para a zona urbana.

O primeiro dia de vacinação será na Estrada de São Roque e Estrada do Barro Preto, do dia 12 ao dia 16, das 8h às 15h. Na próxima segunda-feira, dia 19, a campanha acontecerá na zona urbana, das 9h às 16h, Jardim Santa Marta, no barracão Igreja Santa Rita; em seguida, no dia 20, o local de vacinação será no Posto dos Agentes Comunitários, no Jardim Dolores, também das 9h às 16h.

No dia 21, a campanha será realizada no Jardim São José, na quadra ao lado da escola Mário Beni; dia 22, a vacinação acontece no Jardim Paulista, em frente ao cemitério; dia 23, a campanha será feita no Poliesportivo Antigo, na Vila Santa Terezinha; na sexta-feira, dia 24, a campanha será realizada na Praça da Avenida José Aleixo.

A campanha se estende para a próxima semana, começando na segunda-feira, dia 26, na Vila Santana, em frente ao cemitério; dia 27, as vacinações serão feitas no Clube XXI de Abril, no Jardim Fortaleza; no dia 28, a campanha será realizada na Quadra da Escola Padre Donizete, na Vila Polar; dia 29, as vacinações serão feitas na Promoção Social – CRAS; dia 30, a campanha acontece no Centro, na praça da Escola Benjamim Bastos; dia 31, as vacinações serão feitas na Praça da Matriz, no Centro.

A partir do dia 1º a campanha na zona urbana pausa para a retomada das vacinações na zona rural, com início na Estrada de Casa Branca, Cristo, Lagoa Branca e ABENGOA no período do dia 2 ao dia 9 de setembro. Do dia 10 ao dia 12 de setembro, a campanha acontecerá na Estrada do Bosque, Paracatu e São Sebastião da Grama. Os últimos lugares da campanha na zona rural serão na Estrada que liga Vargem a São João da Boa Vista, Jaguari e Itobi, do dia 16 a 18 de setembro. O último dia da campanha será realizado na zona urbana, na Vigilância Sanitária.

 

Importância

A vacina contra a Raiva é fundamental para que cães e gatos não sejam afetados pela doença, que muitas vezes leva à morte do animal. Os sintomas comuns da doença são: salivação intensa, grande mudança no comportamento, agressividade do animal, além dos animais deixarem de se alimentar. No estágio avançado da raiva, os animais podem sofrer convulsões e paralisias.

A Raiva é transmitida de um animal para outro por meio de secreções, mordidas e arranhões, podendo ser transmitida até mesmo para humanos.  A única forma de prevenção contra a doença é a vacinação preventiva do animal, por isso, todos os animais acima de três meses devem ser vacinados.


Sobre o Autor



Back to Top ↑