Notícias Saúde

Publicado em 13 de março de 2019

0

Departamento de Saúde faz campanhas em combate a dengue

O Departamento de Saúde da Prefeitura Municipal comunica que é preciso ficar em alerta com os potenciais criadouros de dengue, uma vez que tem chovido muito, o que colabora para o acúmulo de água parada facilitando, assim, a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que é o transmissor da dengue, chikungunya, febre amarela e zika vírus.

Para evitar a proliferação do mosquito é necessário se atentar aos locais e objetos que possam acumular água, como pratinhos de plantas, caixas d’água, pneus velhos, garrafas, vasilhas de água de animais de estimação, entre outros.

Na cidade foram confirmados 25 casos de dengue e 38 suspeitas até o momento desta publicação. De acordo com o Ministério da Saúde, os sintomas da dengue são: febre alta superior a 38.5ºC; dor muscular intensa, dor ao movimentar os olhos, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas pelo corpo, mas em alguns casos, a dengue pode não apresentar sintomas.

Há também a dengue em sua forma mais grave que pode apresentar dor abdominal intensa e contínua ou dor à palpação do abdome; vômito; acumulação de líquidos (ascites, derrame pleural, derrame pericárdico); sangramento de mucosa ou outra hemorragia; aumento progressivo do hematócrito; e queda abrupta das plaquetas.

 

Combate à dengue

 

O Departamento de Saúde promoveu diversas campanhas para o combate a dengue, que começou com o Mutirão contra a Dengue, em janeiro, onde durante uma semana foram coletados entulhos que poderiam ser um potencial criadouro do mosquito. Em seguida, no mês de fevereiro, houve a Semana Estadual do Combate a Dengue, que aconteceu na semana do dia 11 e se encerrou no dia 16.

No mês de março, o Departamento de Saúde juntamente a Vigilância Sanitária iniciou a Nebulização, que consiste em um procedimento que libera um produto em forma de neblina que consegue eliminar grande parte dos mosquitos transmissores da doença no local. Juntamente a Nebulização, as Agentes Comunitárias estão passando de casa em casa orientando a população sobre como prevenir a dengue e seus criadouros.

A Prefeitura Municipal por meio do Departamento de Saúde solicita a ajuda de toda a população para o sucesso da campanha de combate à dengue.


Sobre o Autor



Back to Top ↑