Notícias Saúde

Publicado em 11 de março de 2019

0

Campanha de Doação de Sangue acontece essa semana

A Campanha de Doação de Sangue promovida pelo Departamento de Saúde da Prefeitura Municipal em parceria com o Hemocentro da Universidade de Campinas (Unicamp) acontece na próxima quinta-feira, dia 14, no Centro Pastoral São Benedito, que fica na rua Prudente de Moraes, n° 521, no Centro, a partir das 9h.

É necessário arrecadar no mínimo 50 bolsas de sangue para que o Hemocentro consiga vir com frequência para a cidade. Sendo que no início, a campanha acontecia quatro vezes ao ano e devido a baixa quantidade de doações, o Hemocentro diminuiu as campanhas para três vezes ao ano e caso as próximas campanhas também não tenham um grande volume de doações haverá a diminuição gradativa das campanhas em Vargem.

A diminuição do número de campanhas acontece, pois é necessário deslocar muitos funcionários e equipamentos para Vargem e quando é arrecadado um número baixo de bolsas de sangue, a viagem fica inviável.

Por conta dos requisitos básicos para a doação, que assegura a condição das bolsas de sangue, não são todas as pessoas que passam na triagem devido aos requisitos, por isso, para arrecadar a quantidade mínima de 50 bolsas é necessário que cerca de 100 pessoas compareçam na campanha.

Os requisitos básicos para a doação de sangue são: estar em boas condições de saúde; ter entre 18 e 65 anos; pesar no mínimo 50kg; não estar em jejum, podendo alimentar-se normalmente, evitando alimentos muito gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação; não ser usuário de drogas; não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis; estar descansado, sendo recomendado ter dormido no mínimo seis horas na noite que antecede a doação, bem como não ter praticado exercícios físicos intensos.

 

Disponibilidade

A Prefeitura Municipal foi questionada a respeito da data da campanha não ser aos fins de semana, que facilitaria os munícipes de doarem por conta do trabalho, porém, a data não é estipulada pela Prefeitura, mas pelo Hemocentro, que determina a data conforme disponibilidade de deslocamento de equipe e equipamentos.

Além disso, existe um inciso na Consolidação das Leis do Trabalho (inciso IV do artigo 473 da CLT) que permite o trabalhador ter o direito de faltar uma vez no ano para fazer a doação de sangue, sem que haja desconto no salário. Portanto, basta o trabalhador avisar previamente sobre a campanha e levar o comprovante de doação à empresa.


Sobre o Autor



Back to Top ↑