Notícias Saúde

Publicado em 1 de novembro de 2018

0

DEPARTAMENTO DE SAÚDE PARTICIPA DA CAMPANHA OUTUBRO ROSA

Durante o mês de outubro o Departamento de Saúde da Prefeitura Municipal de Vargem Grande do Sul participou da campanha Outubro Rosa que é realizada em todo país. Durante a campanha foram realizadas ações nos Postos de Saúde e no CAM – Centro de Atendimento a Mulher “Ordália Duzi Moraes”, com palestras sobre câncer de mama, orientação, acolhimento e conscientização dos pacientes. Além da realização de 240 exames papanicolau, 152 testes rápidos de Sífilis, 215 testes rápidos de HIV e 80 exames de Hepatite B e C. Também foram realizados cerca de 150 exames de mamografias que tem como principal finalidade a prevenção e o diagnóstico do câncer de mama.

O objetivo é conscientizar cada vez mais acerca das boas práticas de saúde que contribuem para melhorar a qualidade de vida e podem prevenir doenças crônicas como o câncer de mama e o câncer do colo do útero. O Município possui um Centro de Atendimento à Mulher onde durante todo ano elas podem receber orientações e atendimentos exclusivos. Conforme a diretora de Saúde Maria Helena Zan, “o cancêr de colo de útero e o câncer de mama representa uma grande preocupação em relação a saúde das mulheres, ambos são altamente curáveis, por isso a prevenção e o diagnóstico rápido é de suma importância para um tratamento eficaz que pode salvar vidas”, relata.

OUTUBRO ROSA

É uma campanha que visa incentivar as mulheres a fazerem os exames de mamografia para prevenir o câncer de mama ou descobrir um possível diagnóstico cada vez mais cedo, de modo a aumentar as chances de cura. A mobilização é utilizada também para alertar sobre o câncer de colo do útero.

O movimento surgiu nos Estados Unidos, na década de 90, e foi adotado pelos demais países para alertar entidades governamentais e as pessoas sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce dessa doença, que somente no Brasil atinge cerca de 156 mulheres por dia. O nome é referente ao laço rosa que simboliza todo o trabalho de mobilização a importância da prevenção e do tratamento da doença.


Sobre o Autor



Back to Top ↑