Notícias Gabinete

Publicado em 21 de dezembro de 2015

Prefeitura assina convênio “Construindo Cidades Resilientes”

A Prefeitura Municipal celebrou na quarta-feira, dia 16 de dezembro, a assinatura do convênio “Construindo Cidades Resilientes”, junto à Defesa Civil do Estado de São Paulo.

A campanha, cujo objetivo é aumentar o grau de consciência e compromisso em torno de práticas de desenvolvimento sustentável, diminuindo as vulnerabilidades e propiciando bem estar e segurança aos cidadãos, faz parte da Estratégia Internacional para Redução de Desastres (Eird), coordenada pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A construção de uma cidade resiliente envolve 10 providências essenciais a serem implementadas por prefeitos e gestores públicos locais. Cinco delas tem como origem as prioridades estabelecidas em 2005 pelo Marco de Ação de Hyogo (Japão), quando 168 países se comprometeram a adotar medidas para reduzir o risco de desastres.

Entre as medidas estão: a criação de programas educativos e de capacitação em escolas e comunidades locais, o cumprimento de normas sobre construção e princípios para planejamento e uso do solo, os investimentos em implantação e manutenção de infraestrutura que evitem inundações e o estabelecimento de mecanismos de organização e coordenação de ações  com base na participação de comunidades e sociedade civil organizada.

Para o prefeito Celso Itaroti, a ação beneficiará o município. “O convênio é muito importante para Vargem, já que trará ações socioambientais, além de ajudar no recebimento de equipamentos para a Defesa Civil e na pontuação do Município Verde e Azul”, finalizou.