EXAMES DE PREVENÇÃO AO CÂNCER BUCAL SERÁ REALIZADO NESTA SÁBADO
O Departamento de Saúde e Medicina Preventiva da Prefeitura, realizará neste sábado o dia D da campanha de vacinação contra a influenza. Onde também será realizado nas unidades de saúde os exames de prevenção ao câncer bucal.
O câncer bucal (também conhecido como câncer de cavidade oral) é uma doença que afeta as regiões da boca, como lábios, gengivas, bochechas, céu da boca, língua e amígdalas. No Brasil, o câncer bucal continua sendo um dos 10 tipos de câncer mais comuns, com cerca de 15.100 novos casos esperados anualmente. A maioria dos casos ainda é diagnosticada tardiamente, o que reduz as chances de cura e exige tratamentos mais complexos.
SINTOMAS
Os principais sinais que devem ser observados são:
- Lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias;
- Manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, palato (céu da boca), mucosa jugal (bochecha);
- Nódulos (caroços) no pescoço;
- Rouquidão persistente.
Nos casos mais avançados observam-se os seguintes sintomas:
- Dificuldade de mastigação e de engolir;
- Dificuldade na fala;
- Sensação de que há algo preso na garganta.
DIAGNÓSTICO PRECOCE
Diante de alguma lesão que não cicatrize em um prazo máximo de 15 dias, deve-se procurar um profissional de saúde , para a realização do exame completo da boca. A visita periódica ao dentista favorece o diagnóstico precoce do câncer de boca, porque é possível identificar lesões suspeitas. Pessoas com maior risco para desenvolver câncer de boca (fumantes e consumidores frequentes de bebidas alcoólicas) devem ter cuidado redobrado.
TRATAMENTO
Se diagnosticado no início e tratado da maneira adequada, a maioria dos casos desse tipo de câncer (80% deles) tem cura.
Importante: Em relação à detecção precoce, é imprescindível estar atento ao surgimento de qualquer sinal de alerta. Lesões que não cicatrizam após 15 dias devem ser investigadas por um profissional de saúde.
Exame físico
O exame de toda a cavidade bucal deve ser feito de maneira metódica para que todas as áreas sejam analisadas e seja possível a identificação de próteses dentárias ou outras prováveis causas de trauma contínuo.
PREVENÇÃO
O câncer de boca acomete mais os homens acima dos 40 anos. É uma doença que pode ser prevenida de forma simples, desde que seja dada ênfase à promoção à saúde, ao aumento do acesso aos serviços de saúde e ao diagnóstico precoce.
Hábitos saudáveis são o segredo para tudo. Abstenção de fumo e bebidas alcoólicas, dieta rica em alimentos saudáveis, boa higiene oral, e outras atitudes como estas, diminuem as chances de desenvolver a maioria das doenças malignas, inclusive os tumores na boca, que são os mais comuns tipos de câncer de cabeça e pescoço no Brasil.
Participe da campanha e faça seu exame!
Vargem Grande do Sul