FINAL DE SEMANA CONTOU COM HOMENAGENS PARA O 147 ANOS DE VARGEM GRANDE DO SUL
Cultura - Segunda-feira, 27 de Setembro de 2021

No último domingo, dia 26, Vargem Grande do Sul comemorou 147 anos, e para celebrar de forma especial, o Departamento de Cultura e Turismo da prefeitura municipal preparou dois dias de entretenimento e cultura à população.
No sábado (25), foi inaugurada na Praça Capitão João Pinto Fontão, a Exposição Fotográfica “A Praça é do Povo”, em comemoração dos 147 anos de Vargem, que conta a história da cidade através de memoráveis fotos, em sua grande maioria, feitas pelo fotógrafo artista Virgílio Forlin.
A cerimonia contou com a presença do Prefeito Amarildo Duzi Moraes, do Presidente da Câmara Celso Itaroti, dos vereadores : Carlos Eduardo Scacabarozi, Danutta F.
Falcão Rosseto, Gláucio Santa Maria Gusman, Hélio Magalhaes Pereira , João Batista Casimiro e Paulo César da Costa.
Estiveram presentes as bisnetas do Sr.
Capitão João Pinto Fontão, Sueli, Gislaine, Soraya e Lourdes Dutra, homenageadas pelo Departamento de Cultura e Turismo na ocasião.
Esteve presente também o professor e artista Sr.
Gregório Pasquini, que escreveu o nosso Hino Municipal juntamente com Sebastião Abreu Ribeiro (Tupã), com a colaboração Archimedes Pistorezzi e Vanderlei Ribeiro.
Durante a cerimonia de abertura da exposição, a diretora de Cultura e Turismo Márcia Ribeiro Iared contou um pouco da história de nossa cidade e Praça central, em seguida foram convidados a hastear a bandeira do Estado de São Paulo, do Brasil e de Vargem Grande do Sul, o presidente da Camara Celso Itaroti, o Prefeito Amarildo e a sra.
Sueli Fontão, respectivamente.
Dando seqüência à cerimônia, foi passada a palavra ao presidente da câmara e ao prefeito.
O grupo de cantores da Cultura apresentou a famosa canção ‘’Mulher Rendeira’’, trilha musical do filme O Cangaceiro, que foi gravado em nossa cidade no ano de 1952, sendo premiado internacionalmente.
Para descerrar a primeira foto da exposição foram convidadas as bisnetas do Capitão João Pinto Fontão, juntamente com o Prefeito Amarildo e a Diretora de Cultura Márcia Iared, assim dando seqüência inicio à apreciação por parte dos presentes.
A exposição ficará até o dia 05 de outubro na Praça Capitão João P.
Fontão para todos aqueles que desejarem saber um pouco mais sobre a história da nossa “Pérola da Mantiqueira”.
FILME ‘’O CANGACEIRO’’ No domingo (26), encerrando o final de semana de comemorações, foi exibido o filme “O Cangaceiro” no auditório da Casa da Cultura, com alguns lugares colocados à disposição de forma presencial para a população, seguindo os protocolos sanitários e distanciamento, como orientado pela Vigilância em Saúde.
O filme conta a história de Teodoro, do bando de cangaceiros de Galdino Ferreira, que se apaixona por Olívia, professora capturada por eles durante um ataque.
O romance acaba provocando ciúmes na mulher do capitão, que ama Teodoro em segredo.
O filme que foi gravado em nossa cidade e conta com vários pontos históricos de vargem como cenário para a trama.
Ganhou vários prêmios nacionais e internacionais, ficando em cartaz por mais de 80 países.
A diretora de cultura Márcia Iared, agradece a presença de todos nas comemorações e convida a todos aqueles que ainda não foram conferir as fotos, a conhecer um pouco mais da nossa Pérola da Mantiqueira..