AMANHÃ (21) INICIA MAIS UMA OFICINA CULTURAL
Cultura - Terça-feira, 20 de Julho de 2021

O Departamento de Cultura e Turismo da Prefeitura de Vargem Grande do Sul convida a todos para participarem da Oficina Cultural “ Economia Da Cultura, Economia Criativa e Economia Solidária”, articuladas podem promover o desenvolvimento socioeconômico local, a coordenação será de William Retamiro, que será realizada nesta próxima quarta-feira, dia 21, das 18:00 às 20:00 de forma online.
O público-alvo é integrantes e participantes de coletivos culturais e afins, gestores públicos, representantes da sociedade civil, estudantes de nível médio e superior, e demais interessados no tema.
As inscrições podem ser realizadas gratuitamente pelo Link do Formulário: https://forms.gle/szrkG7CWZ66TdqzP9.
São 100 vagas disponíveis para essa oficina.
Sinopse: Aborda os conceitos acerca da economia da cultura e economia solidária, as quais em sendo implementadas isoladamente, resulta na não continuidade das ações tanto pelo poder público local como por parte dos agentes culturais territoriais, descaracterizando-as como instrumentos de políticas públicas para o desenvolvimento econômico.
A aplicação conjunta destas perpassa pelos ofícios que materializam tais ações, as quais dinamizam uma cadeia produtiva de diferentes produtos e serviços.
Dessa forma, promover as práticas da economia solidária no território articulada com a Economia da Cultura, se torna uma alternativa para a sustentabilidade local/regional em suas diferentes dimensões (cultural, social, espacial, econômica e ambiental).
William Retamiro Economista, Mestre em Plan.
Desenvolvimento Regional; doutorando em Ciência, Tecnologia e Sociedade na UFSCAR.
Pesquisador associado à ABPES (Associação Brasileira de Pesquisadores em Economia Solidária) e integrante do grupo de pesquisa “Economia Solidária e Cooperativismo Popular” no NuMI-EcoSol/UFSCar.
Atualmente integra a equipe de pesquisa do projeto “Cultura e Economia em Jacareí”, apoiado pela Lei de Incentivo à Cultura do município.
Integrou a equipe de projeto apoiada pelo MEC/PROEXT/UNITAU para pesquisa sobre desenvolvimento econômico o que resultou em algumas publicações, inclusive sobre o patrimônio imaterial do Vale Histórico como estratégia para o desenvolvimento econômico local.
Informações pelos telefones (19) 3641-6199 / (19) 3643-2755.
Participem!.