Aproximadamente 5000 romeiros participaram da Romaria dos Cavaleiros de Sant´Ana
Cultura - Segunda-feira, 06 de Agosto de 2012

 A cada ano a Romaria dos Cavaleiros em louvor à padroeira de Vargem Grande do Sul, a senhora Sant´Ana, cresce atraindo mais e mais romeiros, fazendo desta uma das maiores manifestações de fé do Brasil.
De acordo com a Comissão Organizadora, cerca de 5000 romeiros participaram em charretes, troles ou montados em cavalos, burros, pôneis, bois, mulas, em comitivas ou sozinhos, todos com o propósito de louvar.
A diretora de Cultura, Maria de Lourdes Dutra, afirmou que além do trabalho intenso para organização do evento, é necessário divulgar o caráter religioso da Romaria, pedindo aos romeiros o respeito, não consumindo bebidas alcoólicas e também o cuidado no trato com os animais.
“Esse caráter religioso da Romaria, para o qual ela foi criada, temos que divulgar e fazer refletir sobre o respeito durante todo o trajeto.
As pessoas que foram com bebidas alcoólicas não receberam premiações e este é um dos meios que utilizamos para que a Romaria siga seu propósito religioso.
É um evento de fé e louvor.
Além disso, também pedimos o cuidado com os animais no antes, durante e depois do evento”, disse.
Milhares de pessoas acompanharam o desfile dos romeiros, se espalhando em diversos pontos da cidade.
Os pontos principais do evento, foram a saída da Paróquia de São Joaquim, passagem pelo Cruzeiro da Igreja Nossa Senhora Aparecida, onde estava o pároco de Nossa Senhora Aparecida, padre Edson Valin Dainesi dando as bênçãos aos romeiros, que passaram pela Praça da Igreja Matriz de Sant´Ana, onde foi montada um arquibancada tendo a maior concentração de público.
No palanque, o prefeito Amarildo, sua esposa Maria e diversas autoridades, receberam os romeiros, juntamente com o padre Antônio Carossi, que deu as bênçãos na Praça da Matriz.
Na Praça Washington Luis, a Comissão Julgadora analisou o desfile e fez as premiações aos destaques e distribuiu medalhas pela participação.
Antes de acompanhar a passagem dos romeiros, o público da Praça da Matriz assistiu as apresentações da Banda Marcial Municipal de Porto Ferreira, FAMUMM – Fanfarra Municipal de Montemor e da Fanfarra D.
Pedro II, de Vargem Grande.
À frente da Romaria, os estandartes da Senhora Sant´Ana, de Nossa Senhora Aparecida e São Sebastião as bandeiras do Brasil, de São Paulo, de Vargem Grande do Sul e da paz, seguidas pelos padres Jamil Antônio Costa e Antônio Carlos Ferreira de Souza, que participaram desfilando a cavalo.
Ao longo do desfile, as comunidades religiosas também fizeram sua homenagem, fazendo-se representar nos carros de bois.
Num momento de emoção, cavalos selados e desmontados, lembraram a ausência de antigos romeiros que durante anos participaram do evento em louvor à santa Padroeira.
“Agradecemos a todos que participaram do evento e colaboraram para o sucesso de mais esta romaria em louvor à Padroeira de nossa cidade”, disse Lurdinha, diretora de Cultura.
O prefeito Amarildo destacou o caráter religioso da festa e sua tradição, atraindo milhares de pessoas de Vargem e todo o Brasil para participar e prestigiar a Romaria que completou 38 anos.
“Parabenizo a Comissão Organizadora, aos Departamentos da Prefeitura envolvidos, a todos os romeiros que participaram com fé e louvor; às comunidades católicas que também se fizeram presentes; aos padres e, especialmente, ao público que se concentrou por todo o trajeto da Romaria para assistir, prestigiar e louvar a Padroeira juntamente com os romeiros”, disse o prefeito Amarildo.
Confira as imagens AQUI ..