Os Atores na História do Cinema foi tema de oficina na Casa da Cultura
Cultura - Sábado, 12 de Abril de 2014

A parceria Pontos MIS e Departamento Municipal de Cultura e Turismo promoveu na noite de quinta-feira, dia 10 de abril, a oficina “Os Atores na História do Cinema”, com o crítico e pesquisador em História e Estética do Cinema, Pedro Maciel Guimarães.
Pedro Maciel deu uma aula magna, apresentando a história do cinema através dos atores, mostrando como evoluíram os métodos de interpretação desde o nascimento da sétima arte.
“Esta oficina analisa a maneira de se interpretar ao longo dos anos.
É uma análise que vai desde os primórdios do cinema, passando pelo cinema mudo, o cinema clássico e finalizando com o cinema moderno.
Então mostramos trabalhos do Charles Chaplin, Marlon Brando, entre outros”, contou Pedro.
A maneira como a presença dos atores influencia no processo criativo do diretor e na recepção do filme pelo espectador também foi outro foco bem explorado na apresentação.
A oficina foi encerrada com a exibição de um longa metragem, com o ator brasileiro Matheus Nachtergaele, para demonstrar as técnicas do cinema americano que foram introduzidas no cinema nacional.
Pedro Maciel Guimarães É mestre e doutor em Cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle, de Paris.
Autor do livro “Créer ensemble : la poétique de la collaboration dans le cinema”, também escreveu para a coleção Folha Cine Europeu, do jornal Folha de São Paulo.
Pedro Maciel é curador e organizador do catálogo-livro da Mostra Douglas Sirk, curador da Mostra de Cinema de Tiradentes, CineOP e do CineBH.
Foi professor de cinema da FAAP e do curso Mestres do Cinema Europeu, realizado pelo Espaço Unibanco de Cinema de São Paulo..