Notícias Ação Social

Publicado em 13 de janeiro de 2020

0

NOVOS CONSELHEIROS TUTELARES TOMAM POSSE

Na tarde do dia 10, no auditório do Fórum, os cinco conselheiros tutelares eleitos titulares para o mandato de 2020 a 2023, foram empossados, bem como os suplentes.

Os conselheiros e convidados foram recebidos pela presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, Ana Maria Piconi; o chefe de Gabinete, Celso Henrique Bruno e o juiz de direito da Vara da Infância e Juventude, dr. Cristian Robinson Teixeira. Também compuseram a mesa principal; o 1º Promotor de Justiça Dr. Felipe Duarte Paes Bertolli; a assistente social Maisse Colombo da Silva, representando o Departamento de Ação Social; o presidente da Câmara, sr. Paulo César da Costa e o secretário do CMDCA, dr. Fábio Dessimone Siqueira.

Os conselheiros tutelares titulares eleitos foram convidados para ocupar as cadeiras reservadas, sendo por ordem de votação: 1º lugar AMANDA FERREIRA DE ALMEIDA; 2º lugar SONIA HELENA ROQUE DE CARVALHO; 3º lugar ISABELA BEDIN BERNADELLI; 4º lugar LEONARDO HENRIQUE DA SILVA e 5º lugar CLEIDE APARECIDA PATROCÍNIO CAVALARI. Também estavam presentes os conselheiros suplentes ELIZIÁRIO CARLOS DA SILVA, MAIARA COLOMBARA OLIVA, CAROLINE FERREIRA LUVEZUTTI, JOICE MARIA BERTOLOTO e ADRIANA MANZANO MOREIRA.

Também prestigiaram o evento, o comandante da Guarda Municipal Marco Antônio da Silva e o Sub comandante Rogério Bocamino; o presidente da OAB, Dr. Márcio Aliende Rodrigues; os vereadores: José Luiz dos Santos, Laercio Inácio Anacleto, Carlos Alberto Seixas e Fernando Donizete Ribeiro; membros do Grupo de Escoteiros “Curumins da Mantiqueira” e diretores de escolas e entidades assistenciais que fazem parte da rede de proteção da criança a adolescente.

O secretário dr. Fábio, deu início oficial à cerimônia falando do processo de escolha regido pelo Artigo 139, §2º, do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990) e Artigo 5º, inciso IV bem como o Artigo 14, §2º, da Resolução nº 170/2014 do CONANDA; que envolveu diversas fases e culminou na escolha dos novos conselheiros.

Depois falou a presidente do CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, Ana Maria Piconi, que lembrou do trabalho da Comissão do Processo de Escolha coordenada pelos conselheiros. Leonardo Ranzani de Carvalho Palaia e Beatriz Marino Simão Taliba Arten.

Falou da renovação que o Conselho Tutelar sofreu, tendo chegado ao final dos trâmites apenas um dos atuais membros, sendo os demais renovados. Lembrou da importância do Conselho Tutelar e dos anseios da rede de garantia de direitos para um trabalho cada vez mais efetivo e atuante em prol das crianças e adolescentes. Agradeceu a cooperação de todos e afirmou que o CMDCA é parceiro do Conselho Tutelar e de toda a rede de garantia de direitos e espera que o trabalho seja forte e presente no município. “Certo é que nossa caminhada não é fácil, muitos desafios se apresentam na busca de um futuro melhor para todas as crianças e adolescentes de nossa sociedade. Mas, certamente, não obstante quaisquer desafios, a recompensa de trazer esperança e um futuro melhor, nos engrandece e nos renova para enfrentar os desafios que se apresentarem. Neste sentido gostaria de repetir a frase de Marcus Vinicius Vieira de Almeida: “Investir no futuro de uma criança é investir no futuro da coletividade”. Assim o ano de 2019 nos trouxe muitos desafios, mas também nos proporcionaram conquistas, e entre elas estão os novos conselheiros tutelares municipais, aqui presentes. Finalizo minha fala, rogando que este novo capítulo na história do Conselho Tutelar municipal que hoje se inicia, com sua nova equipe, seja próspero, com excelentes resultados, buscando primar pela proteção do bem maior de nossa cidade, que são nossos jovens, sempre atuando, sob o império Lei Pátria”, terminou a presidente.

Logo após, o chefe de gabinete Celso Henrique Bruno diplomou e empossou os novos conselheiros titulares e também os suplentes, que receberam das autoridades presentes os parabéns.

Os conselheiros titulares realizaram capacitação inicial e já começaram sua atuação no dia 11.


Sobre o Autor



Back to Top ↑