Notícias Des. Econ. Trabalho

Publicado em 15 de agosto de 2019

0

COMEÇARAM AS AULAS DO SEGUNDO MÓDULO DO CURSO DE VIOLA

Outro curso que está sendo ministrado através da parceria entre a Prefeitura Municipal e o SENAR-Serviço Nacional de Aprendizagem Rural , é o curso de viola caipira, cujas aulas acontecem de quartas e sextas-feiras, das 19h às 22h com o professor vargengrandense Joilson Bedin, na Casa da Cultura. Com mais de dez participantes, o curso agora entra no seu segundo módulo e vai se estender até o mês de setembro.

Novos cursos do Senar

O Departamento de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho da prefeitura municipal de Vargem Grande do Sul é que está à frente dos cursos junto ao SENAR, tendo como coordenadora a funcionária Kátia Regina Santiago Pereira.

Nos próximos dias 20, 21 e 22 de agosto, acontecem no Centro Poliesportivo da Vila Santa Terezinha, o curso de pedreiro módulo I, que trata da locação de obra.

Já se inscreveram neste curso 12 pessoas, que vão aprender sobre legislação ambiental e as normas de segurança (EPIs), os tipos de cimento e a utilização correta de cada produto, o curso aborda a locação da obra, como gabarito e demarcação da área.

Os cursos têm como objetivo a capacitação dos alunos na prestação de serviços, na construção civil em residências e instalações rurais.
O curso é completo e será dividido em quatro módulos, totalizando 120 horas de treinamentos, que serão divididos entre os seguintes temas: Locação de obras, fundação, paredes e forros e reboco e contra piso

A partir do segundo módulo, o aluno passando terá informações sobre fundação, contra piso e alvenaria; parte elétrica, instalação de conduítes (tubo para passagem de cabos) e disjuntores; e revestimento das paredes, piso cerâmico e telhado.

Curso de pães

Segundo o diretor do DET-Departamento de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, Tadeu Ligabue, os cursos são gratuitos e será fornecido almoço e lanche aos participantes. Nos dias 27 e 28 de agosto acontece também o curso de pães, cuja turma já está completa com cerca de vinte inscritos.

No curso o aluno aprenderá desde a teoria até a prática, com cada um tendo a oportunidade de fazer toda a mistura dos ingredientes, o preparo da massa e o cozimento, para que eles saiam sabendo cada etapa desse processo.

Curso de embutidos e defumados

Outro curso cujas inscrições serão abertas a partir de 22 de agosto é o de embutidos e defumados que também será ministrado por técnico do Senar nos dias 3, 4 e 5 de setembro. O curso é o dia todo, oito horas e podem se inscrever até 20 pessoas junto ao PAT da prefeitura.

Na produção de embutidos e defumados destaca-se a carne suína, em que a matéria prima original é valorizada em até 50%. No curso ensina-se o melhor aproveitamento da carne suína, permitindo que o aluno conheça novas técnicas de processamento da carne. No curso é ensinado a fazer processamento artesanal de carne de porco e há ainda a etapa de defumação, que se dá pela exposição da carne ao calor e fumaça. Essas técnicas aumentam o tempo de conservação da carne. A defumação é um diferencial, além de maior conservação, deixa o sabor mais acentuado e característico.


Sobre o Autor



Back to Top ↑