Notícias Cultura e Turismo

Publicado em 9 de outubro de 2018

0

VARGEM COMEMORA OS 100 ANOS DA SOCIEDADE ESPANHOLA

No final do século XIX, quando uma grande crise atingia a Europa milhares de pessoas especialmente italianos e espanhóis deixaram seus países de origem para buscar trabalho no Brasil, que havia há pouco abolido a escravidão. Italianos e espanhóis que fugiam da guerra se instalaram no centro e no sul do Brasil.

Em Vargem Grande do Sul, imigrantes espanhóis vieram para as fazendas de café, nas lavouras e outros especialmente da região da Galícia se instalaram na cidade como comerciantes, artesãos e pedreiros, exímios que eram na arte de quebrar as pedras.

Na sua maioria, aqui chegaram entre os anos de 1900 e 1920. Entre as famílias de descendência mais numerosa podemos citar os Martins, Aliende, Otero, Maldonado, Rodrigues, Peres, Castroviejo, Zamora e outros.

O prédio da antiga Sociedade Espanhola que foi recuperado e ampliado na administração do prefeito Celso Ribeiro, hoje abriga da Escola de Música “Manoel Martins” e é a sede do Projeto Guri que atende a mais de 400 crianças, adolescentes e jovens, completa 100 anos de existência no município.

Na próxima sexta-feira, dia 12 de outubro, dia da Pátria na Espanha, a Prefeitura e o Departamento de Cultura estarão homenageando os mais diretos descendentes dos imigrantes espanhóis em frente ao intocado Brasão da Espanha que tanto enaltece a fachada daquela bonita e centenária construção.

“Como o espaço do auditório por certo não abrigará os numerosos representantes das famílias, o evento será ampliado com tendas e telão que serão montados em frente ao prédio da Sociedade Espanhola para acolher demais descendentes e outros que quiserem participar deste significativo e histórico momento, honrando os nossos pioneiros espanhóis que tanto contribuíram na história de nosso município”, disse a diretora de Cultura, Márcia Ribeiro Iared.


Sobre o Autor



Back to Top ↑