Notícias Educação

Publicado em 6 de setembro de 2018

0

EDUCAÇÃO MUNICIPAL ESTÁ ENTRE AS MELHORES DO IDEB 2017

Atingindo 7,1 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB de 2017, a Educação Municipal de Vargem Grande do Sul ultrapassou o índice estadual de 6,5 e nacional de 5,8, estando entre as melhores da região. Com este desempenho Vargem já ultrapassou o IDEB projetado para o ano de 2021 para o município que é 6,8.

O IDEB é o principal indicador de qualidade da educação básica, formado pelo Saeb (prova de português e matemática aplicada a cada dois anos) e pelo fluxo escolar (taxa de aprovação/reprovação/abandono dos alunos).

A escola que teve o melhor desempenho foi a EMEB Profa. Darci Troncoso Peres de Carvalho, que alcançou 8,0, com um grande avanço já que o IDEB da escola de 2015 foi de 6,9. A escola que atingiu a maior evolução de desempenho foi a EMEB Mário Beni, de 6,1 em 2015 para 7,3 em 2017.

 

 

 

De acordo com a diretora de Educação, Renata Regina Taú Perroni, a avaliação externa da qualidade da Educação no Brasil iniciou-se em 2005 e a partir daí tornou possível mensurar a evolução da educação. “Desde então os dados nos apontam uma crescente melhoria nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Alguns fatores que contribuíram para esta evolução foram: o material escolar que garante uma igualdade de recursos, a implantação de um sistema de ensino que oferta um padrão de qualidade a todos os alunos, no caso do nosso município o Sistema adotado é o Anglo e as formações pedagógicas contínuas que orientam e oferecem instrumentos para a qualidade no trabalho dos professores e colaboradores das nossas sete escolas municipais”, destacou.

Com o índice de 7,1, Vargem só ficou atrás de São Sebastião da Grama que apresentou 7,2 com uma evolução diferenciada de 2015 com 5,9 para 7,2 para 2017, sendo 1,3 de evolução. Águas da Prata conseguiu o índice de 6,5; São João da Boa Vista, 6,8; Casa Branca, 6,2; Divinolândia, 6,7; Aguaí 6,3; Santa Cruz das Palmeiras, 6,5; Pirassununga, 6,4. Vargem passou de 6,6 em 2015 para 7,1 em 2017, uma evolução de 0,5.

“Ficamos imensamente felizes com a evolução da nota do IDEB, passando de 6,6 para 7,1. Para este ano a meta projetada era de 6,4 e nós atingimos a nota de 7,1, muito acima da meta projetada até para o ano de 2021 que seria 6,8. Este resultado é fruto de um trabalho crescente e contínuo, uma vez que sabemos que na Educação nada acontece de uma hora pra outra, tudo faz parte de um processo iniciado há mais de 10 anos e de um esforço de todos os profissionais envolvidos: professores, diretores, coordenadores, serventes, merendeiras, inspetores, apoio técnico entre outros. Trabalhamos sempre com metas e objetivos para alcançarmos bons resultados, atualmente as notas de todas as sete escolas municipais estão bem acima das metas projetadas pelo IDEB. Sabemos que durante o percurso uma escola ou outra pode apresentar uma variação na evolução da nota, no entanto, ainda permanecem bem acima das metas projetadas”, destacou a diretora Renata.

A diretora disse continuar o planejamento para contribuir ainda mais na evolução dos índices de qualidade da educação de Vargem, já sendo proposto para o ano de 2019 o fortalecimento do currículo na Educação Infantil com a ampliação do Sistema Anglo para os alunos de creche a partir de 2 anos de idade, com aulas de inglês com o uso do material Anglo para todos os alunos do infantil e do fundamental e com implementação de ações e recursos didáticos e humanos que aprimorem o atendimento às crianças da Educação Especial. “Aproveito a oportunidade para parabenizar e agradecer toda a equipe da Educação Municipal pelo empenho e dedicação para que esse sucesso fosse possível”, disse a diretora.

O prefeito Amarildo Duzi Moraes destacou o trabalho imprescindível de toda a equipe da Educação Municipal para alcançar esses resultados. “Os investimentos são importantes, sem dúvida, mas sem o envolvimento de toda a equipe de professores, diretores, coordenadores, inspetores, serventes, merendeiras, administrativos, o trabalho não se desenvolve. É a equipe que lida diretamente com a criança e se esses profissionais não estão envolvidos em seu trabalho, nenhum investimento surte efeito. Por isso parabenizo toda a equipe da Educação pelo excelente desempenho do município que já está muito além do que foi projetado. Quem ganha com isso é a população, pois a boa educação reflete diretamente na sociedade. Parabéns a todos e também a todos os nossos alunos”, finalizou o prefeito.

 


Sobre o Autor



Back to Top ↑