Notícias Cultura e Turismo

Publicado em 3 de agosto de 2018

0

CERCA DE 4 MIL ROMEIROS PARTICIPAM DA 44ª ROMARIA

O som melancólico dos carros de boi cortando a cidade no último domingo, dia 29, anunciava a passagem da Romaria dos Cavaleiros que trazia à frente os romeiros carregando os estandartes de Sant´Ana Padroeira da Cidade, Nossa Senhora Aparecida e as bandeiras do Estado de São Paulo, Brasil e de Vargem Grande do Sul, seguidos de milhares de romeiros numa das maiores manifestações de fé do país.

No pátio da Matriz de São Joaquim, o pároco de Sant´Ana Paulo Roberto Valim dos Santos e o vigário Alexandre Camargo da Silva, deram as bênçãos para o início da Romaria que saiu por volta das 11h30 com a narração de Neto Picolo e som realizado por Gabé, os romeiros iniciaram a trajetória pelas ruas da cidade.

Cerca de 4 mil pessoas formaram a enorme Romaria, entre eles cavaleiros e comitivas das cidades de Santa Cruz das Palmeiras, Rio Claro, São Carlos, Mogi Mirim, Americana, Itobi, São José do Rio Pardo, Caconde, Divinolândia, Aguaí, São Roque, Poços de Caldas, Pirassununga, Mogi Guaçu e Vargem Grande do Sul. Cinco carros de boi seguiram a Romaria, um deles homenageava o Centenário da Sociedade Espanhola e outro levava as rainha, madrinha e princesas do Rodeio. Carroças, charretes, amazonas, cavaleiros, bois, mulas conduzidos pelos romeiros fizeram toda a procissão. Durante o trajeto, o trabalho incansável da Comissão Organizadora com 14 guarda filas que acompanharam toda a Romaria.

No meio do trajeto, na Igreja Nossa Senhora Aparecida, os romeiros fizeram o tradicional “beija-fitas” e receberam a bênção com aspersão de água benta pelo pároco de Aparecida, padre Edson Valim Daianezi.

Continuando a romaria seguiu rumo à Igreja Matriz de Sant´Ana, onde nas arquibancadas o público que aguardava assistia ao show da dupla Viviane e Rafaela da cidade de Araraquara, que apresentou em seu repertório músicas raízes como “Menino da Porteira”, “Chico Mineiro”, etc. O público também contou com uma apresentação a mais, do menino Gustavo Dias de São José do Rio Pardo, de apenas 11 anos, que abrilhantou ainda mais a Romaria tocando e cantando musicas sertanejas.

Os romeiros seguiram pela Av. Hermeti Piochi e depois até a Av. Teotônio Vilela e chegando até a Praça da Matriz, onde o grande público aguardava a chegada dos Romeiros que foram recebidos também pelo prefeito Amarildo Duzi Moraes; os vereadores Célio, Paulinho, Guilherme, Canarinho, Laércio e Felipe Gadiani e diretores da Prefeitura. Como convidados estiveram no palanque o presidente da Câmara de São Sebastião da Grama, Deloro Serafim e o deputado federal Luis Lauro Filho do PSB.

Na chegada dos romeiros Diana Rodrigues e Lucas Buzato cantaram a música ‘‘Romaria’’, logo após o vigário Alexandre Camargo deu a bênção para os romeiros e todos que estavam presentes, onde do palanque o locutor Biscoito realizava a narração dando início à passagem dos romeiros pelos pés da Matriz de Sant´Ana com o caminhão do Departamento de Cultura trazendo Santa’Ana e São Joaquim sendo representados por Alessandra Araújo e André Rosalim.

Na passagem dos carros de boi, um momento de homenagem ao carreiro ausente José Olimpio que no domingo estava representado por seu neto que recebeu das mãos do vereador Canarinho a homenagem.

No final da Romaria, na Praça Washington Luís, a Comissão entregou o prêmio para os destaques e os troféus pela participação.

A Comissão Organizadora agradeceu o apoio do prefeito Amarildo e das Paróquias e comunidades envolvidas e, especialmente, o trabalho dos voluntários da Comissão que mesmo sendo poucos, se desdobraram para fazer a Romaria em sua 44ª edição acontecer.


Sobre o Autor



Back to Top ↑