Notícias Educação

Publicado em 6 de outubro de 2017

0

PREFEITO PARTICIPA DE HOMENAGEM AO GILBERTO GIRALDI

Na manhã desta sexta-feira, dia 06, o prefeito Amarildo Duzi Moraes e os vereadores Wilson Luís Fermoselli Ronqui e Paulo Cesar da Costa estiveram presentes na escola “Gilberto Giraldi” durante a homenagem ao patrono.

A abertura da homenagem ocorreu após o Hino Nacional e a diretora da escola Nathalia Aliende Rodrigues convidou os professores para comporem a mesa.

Na sequencia, a diretora leu um breve histórico da vida e carreira do professor e também  jornalista, desenhista e poeta, Gilberto Giraldi. Em seguida houve apresentação do coral e alguns alunos leram poemas com relatos da vida do patrono.

Dando continuidade o vereador Wilson Luís Fermoselli Ronqui relembrou sua trajetória pela escola. Amarildo mencionou a época em que lecionava, falou a importância e os valores dos professores na educação dos alunos e agradeceu a presença de todos. Já a diretora do departamento de Cultura e Turismo Marcia Ribeiro Iared citou a importância dos alunos realizarem pesquisa sobre a vida e obra Gilberto Giraldi.

Finalizando as honrarias foi aberta a exposição com a biografia do patrono e sua passagem pelo município, delicadamente preparada por alunos, funcionários e professores.

Estavam presentes alunos, familiares, professores, ex-professores, ex-diretores entre outros convidados.  

 

Gilberto Giraldi
Nasceu no distrito de Conceição em Campinas no dia 5 de Fevereiro de 1897. Casou-se com a professora Clotilde Ferreira no dia 29 de Dezembro de 1923 em Vargem Grande do Sul. Pai de Luciana Ferreira Giraldi, adorava tomar café da tarde com a filha onde sempre estava fazendo brincadeiras, segundo os relatos da sobrinha Odete.

Giraldi foi diretor da escolas Reunidas, fundou a primeira Biblioteca em nossa cidade no ano de 1918. Instituiu o serviço médico escolar a cargo do doutor Candido Libânio. Implantou a Caixa Escolar em junho de 1921 e a Sopa para os alunos carentes. Propiciou a edição do jornal “A infância” e setembro de 1921 que era redigido por seus alunos. Contribuiu para o resgate e prevenção de Vargem Grande do Sul , escrevendo em uma coluna intitulada “Vargem Grande no Passado, no Presente e no Futuro” do jornal “O Vargengrandense” de propriedade do jornalista Walter Tatoni. 

Gilberto Giraldi faleceu no dia 31 de Julho de 1951.


Sobre o Autor



Back to Top ↑